A boleio

03 agosto 2006

Desde Potsdam

Olá gentinha! Pois já levo um par de dias em Potsdam e de momento isto promete. Cheguei há dous dias, pola noite, e foi-me buscar ao aeroporto o Mischka (o moço da Marta). Passei a noite na sua casa e pola manhã fum buscar a chave do meu quarto (que está bem, ainda que a cozinha dá algo de nojo porque os alemães que me tocaram não limpam e o banho parece o "antes" do anúncio de viakal). Polo dia fum co Mischka ver algo a cidade e às 18.00 fum a uma festa de inauguração do curso. Foi uma cousa pequena, ainda que conhecim alguma gente e liei alguns para sair pola noite :-P Às 3 já estávamos de volta na casa e hoje às 9 vim pagar o curso. A directora do curso perguntou-me a que hora voltara, e pareceu-lhe surpreendente que só dormisse 5 horas. Em fim...
Afinal lembro-me de mais alemão do que pensava, tou superorgulhoso! Travo-me algo às vezes, mas daqui a uma semana já falo como os daqui (mais ou menos...).
Tenho um companheiro de curso de Castelló que é um espanhol tão típico!!! Sabedes, esse espanhol que é superaberto, simpático, que a monta sempre? Pois esse.
Isto tá cheio de russos (e gente doutros países-satélite que fala russo). A primeira russa com quem falei confirmou-me a minha teoria: todo o mundo na Rússia tem um avô que se chama Ivan. Por se me botavam abaixo a teoria, não perguntei a mais russos.
O teclado alemão é terrível, já não o lembrava: o z e o y um no sítio do outro, sem o meu caro ç e sem til. Isso sim, uma tecla para cada vogal com Umlaut (öÖ, äÄ, üÜ), co cómodo que seria combinar os pontinhos com a vogal, outra tecla para o ß, símbolos como ² e ³ e uma letra grega µ. Típica ralhada...
Bom, um abracérrimo a todos, já irei mandando notícias

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home